Samba do Pretinho da Serrinha
A roda de samba mais famosa do Rio de Janeiro já se prepara para a temporada de 2025, prometendo tradição e novidade na mesma medida. O “Batuke do Pretinho” vai acontecer semanalmente na Varanda do Vivo Rio a partir de 13 de novembro, com a presença confirmada de Caetano Veloso neste primeiro dia.
Criado em 2021 pelo multi-instrumentista, intérprete, compositor e renomado produtor Pretinho da Serrinha — vencedor do Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Samba/Pagode nos anos de 2018, 2023 e 2024 com seu trabalho de produção musical — o evento tem arrastado multidões desde sua estreia na praia de Copacabana, onde chegou a reunir 120 mil pessoas. Ao longo dos anos, o samba recebeu convidados ilustres como Marisa Monte, Martinho da Vila e Milton Nascimento, atraindo ao Jockey cerca de 3 mil pessoas a cada quinta-feira no verão de 2024.
“Para o povo do samba, para quem gosta de samba — porque quem não gosta, bom sujeito não é — queria dizer que eu conto muito com a presença de todo mundo esse ano. O samba precisa dessa energia e dessa força, o jogo nunca tá ganho, a gente tá sempre subindo mais um degrauzinho, então queria convocar todo mundo e dizer que vai ser da melhor qualidade. Eu tô muito ansioso para essa temporada, tenho certeza que vai ser muito, muito, muito boa”, comenta Pretinho.
Criado em Madureira, no berço de uma das escolas mais tradicionais do samba carioca, Pretinho da Serrinha cresceu cercado por música, se tornando mestre de bateria do Império Serrano com apenas 10 anos de idade. De 2012 a 2014, recebeu cinco indicações ao Grammy Latino, sendo vencedor de três delas como produtor musical ao lado de Maria Rita, Martinho da Vila e Xande de Pilares. Até hoje, segue construindo uma carreira sólida que atravessa gêneros e o coração do Brasil.
Autor de hits como “Burguesinha”, “Feliz Alegre e Forte”, “Felicidade” e “Mina do Condomínio”, acumula uma extensa e valiosa lista de parcerias ao longo de sua jornada, colaborando com alguns dos maiores artistas do Brasil, como Caetano Veloso, Seu Jorge, Lulu Santos, Marisa Monte, Marcelo D2 e Xande de Pilares — sendo, inclusive, produtor de “Xande Canta Caetano”, álbum lançado em 2023 que lhe rendeu uma das premiações do Grammy.
Seu trabalho e sua contribuição para a música brasileira fortalecem toda a história do nosso país que está contida no samba e em todas as suas vertentes, reverberando em nossa cultura como um todo ao longo de toda sua trajetória. Com o pagode ocupando a primeira posição das músicas mais ouvidas no Brasil no primeiro semestre de 2025, após sete anos de dominância do sertanejo, lembramos da potência da nossa pluralidade musical — e Pretinho da Serrinha é, sem dúvida, um dos principais agentes dessa transformação.