Investimento

Lote 1: R$ 1.190,00
Em até 12x com juros*
Lote 2:  R$ 1.390,00
Em até 12x com juros*

Data do Curso

O curso é composto por 4 dias de aulas e será realizado no Vivo Rio nos seguintes dias e horários:

Dia 11/05 – Segunda-feira de 19h às 22h
Dia 12/05 – Terça-feira de 19h às 22h
Dia 13/05 – Quarta-feira de 19 às 22h
Dia 16/05 – Sexta-feira de 09h às 20h40

Imersão em Music Business

O Vivo Rio Academy apresenta “Imersão em Music Business”

 

Depois de 3 turmas esgotadas e mais de 70 alunos formados, o curso Imersão em Music Business do Vivo Rio Academy tem nova edição, agora com conteúdo ampliado. Foi adicionado um dia de aulas com Planejamento Financeiro (Anita Carvalho) e Marketing Digital (Marina Mattoso, Jangada Comunicação). Além disso, para incrementar a experiência dos alunos, foi acrescentada uma aula de preparação de palco com a equipe do Vivo Rio.

Utilizando a metodologia Live Case Study, o curso Imersão em Music Business – apresentado por Anita Carvalho, diretora da empresa Música & Mídia Produções e Mestre em Economia Criativa – proporcionará aos alunos os conhecimentos teóricos e habilidades práticas acerca do mercado da música, com ênfase na gestão de carreiras artísticas.

Durante os 4 dias de aulas serão apresentadas ferramentas e cases que possibilitam capacitar profissionais para atuar em um segmento que encontra-se em constante transformação. O curso abordará tópicos teóricos, porém com o viés prático advindo da experiência de profissionais do mercado acerca de empresariamento artístico, produção executiva, marketing e captação de recursos.

Além disso, o aluno conhecerá o funcionamento de uma casa de shows com extenso tour pelo backstage. O aluno conhecerá também o universo do marketing de experiência, de modo a entender como captar recursos para os seus projetos. Em outro momento o aluno ainda terá acesso aos fundamentos da produção executiva, uma aula completamente prática, na qual terá contato direto com uma equipe técnica presente no Vivo Rio para o “sound check” de um grande show. Por fim, o aluno aprenderá sobre lançamento de fonogramas em plataformas digitais.

Objetivo do curso:

Proporcionar aos participantes conhecimentos teóricos e habilidades práticas acerca do mercado da música, com ênfase em gestão de carreiras artísticas, apresentando ferramentas e cases que possibilitem capacitar profissionais para atuar nesse segmento que encontra-se em constante transformação.

Ao realizar o curso você:

  • Vivenciará o dia-a-dia no universo de uma casa de espetáculos;
  • Participará de aulas práticas ministradas por grandes profissionais do mercado;
  • Conhecerá todas as dependências e instalações do Vivo Rio
  • Entenderá sobre o empresariamento e gestão de carreiras artísticas;
  • Terá contato com marketing de experiência na área da música
  • Acompanhará produtores, técnicos e demais profissionais envolvidos no backstage;
  • Conhecerá o empresário de um grande artista;
  • Expandirá sua rede de networking.

Para quem é este curso?

  • Artistas, músicos, empresários e produtores;
  • Profissionais da indústria da música e interessados em entrar neste mercado;
  • Profissionais do ramo de produção de eventos.
  • Mudança de Carreira

Docente

Anita Carvalho
Anita Carvalho

Anita Carvalho é sócia da Música & Mídia Produções, empresa de gestão de carreiras artísticas responsável pela carreira do cantor Diogo Nogueira há 12 anos. Já teve como clientes grandes artistas como Beth Carvalho e Baby do Brasil, entre outros. Atuou como gestora financeira de dezenas de projetos culturais e na produção de mais de mil espetáculos musicais, incluindo turnês nacionais e internacionais. Como diretora da empresa, é responsável pela gestão estratégica, organizacional, contábil e financeira, além da supervisão do marketing dos artistas. É mestranda em Gestão da Economia Criativa pela ESPM, com formação em Música & Negócios pelo Instituto Gênesis da PUC-Rio e graduada em Administração com foco em Marketing e Gestão do Entretenimento pela ESPM. É pesquisadora do mercado de empresariamento artístico, sendo co-autora do trabalho “Gestão estratégica de carreiras artísticas como diferencial competitivo”. É membro do Laboratório de Economia Criativa da ESPM. Leciona as disciplinas de Pesquisa de Mercado e Estratégias Mercadológias e apresenta o boletim diário “Criativamente”, sobre economia criativa, na Rádio MIX RIO FM.

Giovani Marangoni
Giovani Marangoni

Graduado em publicidade (PUC Rio), MBA em marketing (ESPM Rio), Mestre em Administração e Marketing (Ibmec Rio) e doutorando em Comunicação Social (3º ano – PUC Rio). Supervisor do curso de Propaganda da ESPM Rio, Professor especializado em disciplinas ligadas à inovação e criatividade (desde o ano 2000), fundador e gestor da Elipse comunicação de marketing (desde o ano 1997). Compositor, violonista e baixista. Pesquisador das tecnologias de interação e comunicação e seus impactos na contemporaneidade, especialmente nas expressões audiovisuais.

Jorge Vivo academy
Jorge Valbuena

Formado em Jornalismo e Publicidade com MBA em Marketing e Varejo, ocupou cargos de gestão nos setores de marketing, franquias, varejo em empresas multinacionais e nacionais como Coca-cola e Petróleo Ipiranga. Como sócio da Spetáculo Produções, empresariou bandas renomadas como Charlie Brown Jr e, realizou festivais como Claro Solo, TIM Musical, TIM Música, Vivo na Lagoa e Feiras Agropecuárias. É responsável pelo planejamento, gestão e produção executiva de grandes eventos nacionais e internacionais como Bailes do Rio, Projeto Tour Black Eyed Pies no Brasil, Justin Bieber Tour Brasil, Bruno Mars, Katy Perry, entre outros.
Atualmente, ocupa o cargo de Gerente Operacional do Vivo RIO.

Marina Mattoso
Marina Mattoso

Há cerca de 10 anos à frente da comunicação digital de clientes do mercado musical, como Gilberto Gil, Maria Rita, UBC e festival Back2Black, Marina Mattoso é hoje CEO da Jangada comunicação, agência focada em planejamento estratégico e marketing de conteúdo no ramo do entretenimento. Formada em comunicação social na PUC-Rio com a monografia “As turbulências na indústria fonográfica durante a era digital” com especialização em Música & Negócios pelo Instituto Genesis, Marina tem contato direto com os principais players do mercado de streaming e de redes sociais e está sempre em busca de atrelar criatividade com assertividade. Desde 2019 faz parte do comitê de comunicação do Women In Music Brasil e integrou o time de especialistas do GiRo Digital 2019, da Associação Brasileira da Música Independente.

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Gabrielle Bacha

Gabrielle Bacha é sócia da Unio Marcas e Projetos, agência especialista em patrocínio responsável por conectar projetos de entretenimento a marcas no Brasil (Branded Entertainment, Branded Experience e Branded Content).
Esteve a frente da área de patrocínio por mais de cinco na Aventura Entretenimento, acumulando as funções de gestão de negócios, de planejamento estratégico, marketing B2B e atendimento a grandes marcas no país. Participou do lançamento para o mercado de espetáculos musicais como Chacrinha, O Musical e Romeu e Julieta, O musical. Além de lançamentos de espaços culturais como Teatro Riachuelo Rio e Teatro Prudential.

Trabalhou nas áreas de marketing e negócios das emissoras TV Globo (Rio Sul) em Resende e SBT (TV Alterosa) em Juiz de Fora, além de exercer função de mídia e atendimento em agências de comunicação no Rio de Janeiro, conectando marcas e projetos. É mestranda em Gestão da Economia Criativa pela ESPM, com formação em Marketing pela UniCarioca e Comunicação Social pela UNESA em Juiz de Fora MG.

Estrutura do curso

Dia 1

Artistic Management

Nessa disciplina serão abordados a definição da atividade de empresariamento, perfil dos empresários, modelos de negócio praticados entre artistas e empresários e características do mercado.

Planejamento estratégico aplicado à gestão de carreiras artísticas

Nessa disciplina serão abordadas ferramentas de planejamento estratégico, como Matriz SOWT e SWOT cruzada, definição de estratégias, priorização das estratégias, construção de plano de ação e princípios de modelagem financeira.

Dia 2

Como funciona uma produtora na prática

Nessa disciplina serão abordados a construção do processo de trabalho dentro de uma produtora artística e o papel de cada setor na gestão de carreiras.

Gestão Comercial

Nessa disciplina serão abordados a gestão de CRM aplicado ao negócio de gestão de carreiras artísticas a partir da metodologia IDIP, com ênfase em preparação de material de venda.

Dia 3

Planejamento Financeiro

Nessa disciplina serão abordados a gestão financeira para escritórios de empresariamento, com apresentação de DRE e ênfase em prestação de contas.

Marketing Digital

Nessa disciplina serão abordados as ferramentas de marketing digital específicas para carreiras artísticas, bem como estratégias de desenvolvimento de audiência.

Dia 4

Preparação de palco e montagem

Nessa disciplina inteiramente prática os alunos terão oportunidade de acompanhar a chegada dos equipamentos para a montagem do palco. A equipe de produção do Vivo Rio fará o acompanhamento dando as instruções para os alunos.

Como funciona uma casa de shows

Nessa disciplina será apresentada a gestão de operações do Vivo Rio, seguido por um extenso tour por todas as áreas da casa, incluindo o backstage, a cozinha e os camarins.

Marketing de experiência – marcas e música

Nessa disciplina será abordada a utilização do marketing de experiência especialmente na área da música, como um fator de conexão de marcas com seu público, aumentando o o valor de seu brand equity,

Captação de recursos

Nessa disciplina serão abordadas técnicas de captação de recursos e a apresentação de cases de patrocínio.

Pré-produção executiva

Nessa disciplina serão apresentadas as ferramentas de trabalho do produtor executivo de artistas, como checklist de produção e cronogramas de shows.

Acompanhamento da passagem de som e interação com a equipe técnica

Experiência vivencial prática de acompanhamento do sound check e apresentação dos componentes da equipe técnica aos alunos do curso.

Palestra com empresário artístico

Apresentação da trajetória profissional de empresário(a) convidado(a).

Plataformas de streaming

Nessa disciplina serão abordados o histórico das plataformas de streaming, sua inserção no contexto da transformação do mercado da música, bem como será apresentado um case de artista independente e os resultados de seu lançamento.

Feedback do curso e troca de experiências

Nesse momento os alunos terão oportunidade de trocar experiências com os professores do curso e entre si, com o objetivo de fortalecer as potencialidades das conexões profissionais via networking.

BAIXE AQUI A EMENTA DO CURSO

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