Investimento

Lote 1: R$ 990,00
Em até 12x com juros*
Lote 2:  R$ 1190,00
Em até 12x com juros*

Data do Curso

Este curso será ministrado de forma 100% online e ao vivo por meio do aplicativo Zoom nos dias 18, 19, 20, 21 e 22 de maio.

Dia 18/05 – Segunda-feira de 19h às 22h
Dia 19/05 – Terça-feira de 19h às 22h
Dia 20/05 – Quarta-feira de 19 às 22h
Dia 21/05 – Quinta-feira de 19h às 22h
Dia 22/05 – Sexta-feira de 19h às 22h

Este curso é para quem quer aproveitar o período de isolamento social para repensar as estratégias de carreira. Ele vai ajudar artistas e demais profissionais a entenderem melhor os valores musicais da época, de seu nicho, as estratégias de seus pares e as suas próprias estratégias. O objetivo é otimizar o alcance do trabalho por meio de um estudo profundo de suas próprias escolhas estéticas e de seu público. É uma etapa anterior ao marketing digital e que revoluciona a geração de conteúdo nas redes sociais, pois elas passam a ser orgânicas e coerentes com um projeto artístico consistente e auto-consciente.

O que você vai aprender

Vamos utilizar métodos qualitativos que trazem resultados nas seguintes áreas:

  • Compreensão da origem e dinâmica da formação do gosto (sim, gosto se discute! E você pode aproveitar isso!);
  • Valores artísticos ocultos em nichos musicais (você conhece bem as regras do seu nicho e o projeto de seus pares?);
  • Estratégias ortodoxas e heterodoxas de distinção (arrisco ou não arrisco? Como posso me diferenciar de meus contemporâneos?)

Como você vai aprender?

Vamos traduzir métodos sofisticados (oriundos da Sociologia e da Psicologia Social) dos especialistas em tendências, em ferramentas simples e acessíveis. Elas vão revolucionar seu projeto artístico e te ensinar a pensar música como os grandes artistas de nossa época, para que então você possa desenvolver seu modelo de negócio de maneira integrada aos seus objetivos artísticos.

Docente

Dani-Ribas---site
Dani Ribas

Doutora em Sociologia da Música pela UNICAMP, com teses sobre critérios de legitimidade artística na MPB. É Diretora de Pesquisa do DATA SIM, núcleo de Pesquisa da Semana Internacional de Música de São Paulo (SIM São Paulo). É Diretora da Sonar Cultural Consultoria e Pesquisa em Gestão Cultural. Presta consultoria a artistas e dá cursos on-line sobre Empreendedorismo na Música, Gestão de Carreiras, Gestão de Projetos, Formação de Público, e Relevância Artística. Foi consultora da UNESCO e do Mercosul Cultural em projetos na área da Música. Desenvolveu pesquisa com o IPEA no projeto “Políticas públicas, economia criativa e da cultura”. Leciona cursos de Gestão Cultural na FESP SP e na UNICAMP. É do Conselho Consultivo da SIM São Paulo desde 2015.

Estrutura do curso

Aula 1

Gosto: como eu assimilo

• Introdução e apresentação da proposta
• Pressupostos: indústria fonográfica e alcance
• Como se forma o gosto
• Como se reproduz o gosto

Aula 2

Repertório: como eu estruturo

• Padrões e multidimensionalidade do gosto
• Meu capital artístico
• Meu repertório
• O que é meu e o que é do mundo?
• Quanto eu sei interfere na minha percepção sobre mim

Aula 3

Alcance: o que eu mostro e como me veem

• História do campo, história cultural, história das ideias
• As regras do jogo: quem está dentro e quem está fora
• Legitimidade, relevância e reputação
• A questão da qualidade estética

Aula 4

Relação: como eu me relaciono com as ideias

• O pensamento emergente
• Como captar tendências
• O Big Data, Small Data e a predição de comportamentos
• O Zeitgeist e os sentidos compartilhados
• Irradiação: diferentes perfis de disseminadores da tendência

Aula 5

Raio-X: como eu sou, como nós somos e o que eu quero

• Doxa: qual é a lei?
• Estratégias de carreira
• Capital e interesse
• Ferramentas de captura do pensamento emergente
• Dando início a um plano
• Marketing Digital: funil de conversão e criação de conteúdos

Cadastre-se para receber informações sobre nossos cursos e workshops!

Inscreva-se
Ocorreu um erro. Tente novamente!
Obrigado por se inscrever!
Agenda Faça seu evento