00 00 00 00
Pop-Rock | sábado, 08 de junho. 21h

Skank – Os Três Primeiros

Pop-Rock | Temporada de 08 de jun a 08 de Jun

Skank – Os Três Primeiros

Ingressos a partir de
R$ 90,00

Sábado, 8 de junho às 21h
Abertura da casa às 19h

Gênero musical
Pop Rock

Classificação etária
18 anos

Horários

  • sábado, 08 de junho, 21h Comprar

Elo apresenta

SKANK - OS TRÊS PRIMEIROS

 

Na fase dos três primeiros ("Skank", "Calango" e "Samba Poconé") o grupo cresceu a um ponto quase inimaginável na realidade pop brasileira – tinha shows marcados em Paris ou Miami como se as cidades estivessem logo ali, depois da divisa de Minas com São Paulo. É que a fórmula quase ingênua do quarteto mineiro, de pegar doses do que a nova geração jamaicana de Shabba Ranks e Pato Banton fazia, ao fugir um pouco do acento tão tradicional do reggae, mesclar com sons brasileiros e letras maduras e inteligentes, deu certo. Deu muito certo, aliás.

Entre 1993 e 97 os próprios músicos entendem que “não dava para fazer mais sucesso” do que aquele que alcançaram. O primeiro disco, “Skank”, alcançou vendagem de ouro sem um hit arrasa-quarteirão sequer. O mais próximo disso foi “O Homem que Sabia Demais” e de certa forma “Indignação”, que foi adotada pelos caras-pintadas anti-Collor na época em que impeachment entrou no vocabulário das ruas. Desse disco, na gravação também estão “O Reu e o Rei”, “Baixada News”, “Tanto” e “Let me Try Again”, as duas últimas versões de “I Want You” (Bob Dylan) e do clássico de Paul Anka.

Na sequência o Skank virou o Flamengo de 1982/83 (aquele esquadrão em que de 11 jogadores só um não foi para a seleção brasileira). “Calango” carrega para o registro “Pacato Cidadão”, “Jackie Tequila”, “Esmola”, “É Proibido Fumar”, “A Cerca”, “O Beijo e a Reza” e “Te Ver”. Não há muito o que se comentar sobre as canções. Quer dizer, de tanto sucesso que fizeram não há nada o que se comentar sobre as canções que não caia em lugar comum.

Skankmania

No auge da Skankmania, gravaram “Samba Poconé”, que teve quase tantos hits quanto, mas vendeu ainda mais que “Calango” (os dois juntos passaram das 3 milhões de cópias). O restante da escalação do time gravado no Rio tem “É Uma Partida de Futebol”, “Garota Nacional”, “Tão Seu”, “Eu Disse a Ela”, “Zé Trindade”, “Sem Terra”, “Os Exilados” e “Poconé”. Além de uma inédita, “Beijo na Guanabara”, composta à época e que resgata a sonoridade skankiana do período. Antes do lançamento do novo trabalho, a banda divulgou “Algo Parecido”, como contou Samuel.

“Nós decidimos lança-la porque não queríamos seguir uma fórmula atual de soltar singles isolados ou esperar um disco de inéditas. Já que estamos lançando material novo, ao vivo, vamos incluir ‘Algo Parecido’ que simboliza tanto meu jeito de compor atualmente quanto ‘Beijo na Guanabara’, que é composição da época e que não entrou m nenhum disco”.

Dali em diante perceberam que o crescimento não era e não precisava ser em popularidade, mas artístico. Trocaram a produção certeira de Dudu Marote por John Shawn, que trabalhara com UB40. Gravaram no lendário Abbey Road. Vieram “Resposta”, “Saideira” e mais clássicos de cara. Mas sabiam que tamanha tida sido a dimensão de popularidade de uma parte do trabalho inicial que acabara fazendo sombra à outra parte, tão rica quanto. E que expor essa outra parte dentro da atual fase é fazer justiça aos artistas que se tornaram.

Patrocínios

00 00 00 00

Vem aí

Agenda Faça seu evento